Hortas Urbanas

É uma tendência que não para de crescer e virou moda. Tudo isto não é à toa: é um hábito saudável que cuida da mente e do corpo. Uma horta em casa tem vários objetivos como: ter um alimento fresco e saboroso, livre de defensivos agrícolas. Uma terapia para quem quer algo para distrair e outros mais.

Manter uma horta em casa, talvez não seja tão simples como vemos nos programas de televisão, jornais e internet. A pessoa que deseja se aventurar neste hobby precisa de um pouco de conhecimento mínimo e um local que permita este tipo de cultivo.

  • O local em que irão ficar estas espécies precisa de, pelo menos, 4-6 horas de sol por dia. Espécies como alface, rúcula e almeirão precisam de muita água, várias vezes por dia, dependendo do clima. Portanto aconselhamos fazer um sistema de irrigação.
  • Os vasos ou floreiras devem ser grandes e que tenham uma quantidade de substrato suficiente para manter uma boa umidade durante o dia todo.
  • Hortelã, alecrim, manjericão, orégano, sálvia e tomilho são plantas mais resistentes. Portanto, uma boa opção aos iniciantes.
  • Adubo orgânico é uma excelente opção para as plantas. Mas alguns como farinha, torta de mamona, esterco de galinha e esterco de gado possuem um odor muito forte e não são recomendados para apartamentos e pequenos espaços. Uma sugestão para estes espaços seria o Húmus de minhoca. Lembramos também que, a farinha de osso e a torta de mamona, podem ser tóxicas para animais domésticos.
  • Quando sua horta for atacada por insetos, dê preferência aos inseticidas naturais. Se a infestação estiver muito forte, descarte as plantas e comece novamente.
horta-urbana (1) horta-urbana (2) horta-urbana (3) horta-urbana (4) horta-urbana (5) horta-urbana (6)